O que é metodologia OKR?

A metodologia OKR conquistou um espaço muito importante e indispensável dentre as empresas presentes no mercado de trabalho.

Uma das principais razões para isso ter ocorrido é o fato da ferramenta conseguir auxiliar, e muito, no momento de manter a organização de todas as metas do negócio.

É de conhecimento de todos que ter objetivos claros e manter todas as atividades funcionando em plena harmonia são essenciais para que a companhia apresente bons resultados.

Pensando nisso, decidimos preparar um conteúdo completo sobre metodologia OKR e as formas de implementá-la no dia a dia de uma empresa.

O que é o OKR?

O OKR, ou em tradução, Objectives and Key Results, é um sistema de gestão utilizado pelas companhias hoje em dia.

Em forma resumida e simplificada, é possível dizer que esta é uma fórmula ideal para definir as metas de um negócio da maneira mais clara possível para todos os envolvidos naquele processo.

Tais objetivos podem ser alcançados de forma individual ou então coletiva.

A ferramenta foi inventada por Andrew Grove, no entanto, John Doerr é o grande evangelizador da metodologia.

Nos dias de hoje, diversas grandes empresas já contam com o auxilio desta ferramenta, como: Nubank, VivaReal e Locaweb.

Como a metodologia OKR funciona?

Para que a metodologia OKR tenha êxito no seu negócio, será necessário estabelecer metas e objetivos claros e ambiciosos à curto prazo, pois eles serão mensurados periodicamente.

Após um tempo depois do surgimento do método, uma fórmula foi criada para ajudar o Google a estabelecer metas e ela é:

Eu vou (Objectives) medido por (Key Results)

De forma mais detalhada, uma boa meta deve indicar o que a empresa irá realizar e a maneira como ela irá medir a sua conquista.

Com isso, as empresas passaram a se espelhar nesta fórmula, encontrando um novo jeito de alcançar os seus objetivos.

Significado de cada um dos componentes da metodologia OKR

A metodologia OKR conta com dois componentes muito importantes que fazem com que ela apresente ótimos resultados.

Eles são:

Objetivos

São descrições qualitativas memoráveis do que se deseja alcançar no seu negócio.

Os objetivos devem ser curtos, envolventes e inspiradores, além de precisar motivar e desafiar a equipe encarregada.

Key Results

Já as Key Results são um conjunto de 2 a 5 resultados-chave principais. Todos eles devem ser quatitativos e mensuráveis.

Quais são os níveis da metodologia OKR?

Existem três tipos de níveis que podem ser alcançados com o uso da metodologia OKR. Eles são:

Organizacional

O OKR que é de nível organizacional informará toda a empresa sobre os objetivos que precisam ser alcançados no momento.

É muito importante que ele seja sempre muito motivador e inspirador para todos os membros envolvidos no processo.

Dessa forma, toda a estratégia da empresa, assim como as prioridades da organização, deve constar no OKR organizacional.

Departamental

Já a departamental conta com metas direcionadas para a atuação de cada um dos times.

Esses OKRs são os que podem ter objetivos mais específicos, no entanto, eles sempre devem ser alinhados ao propósito da organização.

Individual

Por fim, existe a metodologia OKR individual.

Ela deve ser focada na performance e nas entregas esperadas de cada um dos colaboradores da empresa.

Quais são os benefícios da metodologia OKR?

Assim como qualquer outra funcionalidade, a metodologia OKR possui diversos benefícios quando utilizada da forma correta.

Por exemplo:

Mais agilidade nos processos

Usando este tipo de ferramenta, será possível criar ciclos mais curtos de metas, dos quais permitem ajustes rápidos e uma melhor adaptação ás mudanças.

Engajamento dos funcionários

Na metodologia OKR existe uma abordagem chamada de “top down” (de baixo para cima), da qual conecta os funcionários com os objetivos principais da empresa, o que aumenta o engajamento.

Tempo reduzido para definir metas

A simplicidade do método faz com que o processo de definição de metas seja muito mais rápido e fácil, o que reduz drasticamente o tempo usado neste desenvolvimento.

Mantém o foco da equipe

Com o número mais reduzido de metas, será possível criar um foco mais centrado de todos os membros da sua equipe.

Traz transparência

O uso de OKRs compartilhados ajuda a melhorar na colaboração entre diferentes times, unificando iniciativas facilmente.

Oferece mais autonomia e responsabilidade

As equipes poderão receber uma direção mais clara para seguir, além de contarem com a opção de escolher como alcançar as metas, tornando-se mais responsáveis por seus serviços.

Como implementar a metodologia OKR no meu negócio?

Agora que você já sabe o que é metodologia OKR e como ela funciona, chega o momento de saber como implementá-la em seu negócio. Confira:

1- Ciclos curtos

É muito importante estabelecer prazos curtos para analisar e revisar as OKRs periodicamente.

Isso irá possibilitar ajustes mais rápidos e sua equipe terá tempo para colocar tudo o que foi discutido em prática.

2- Revise metas

A revisão de metas deve ser constante para garantir o bom funcionamento do trabalho dos seus colaboradores e das táticas aplicadas no negócio.

Você pode desenvolver um esquema de check-ins semanal para manter todos os membros da empresa envolvidos e permitir novas adaptações.

3- Mensure resultados regularmente

Para isso você pode usar dados para melhorar os processos e oferecer um bom feedback para as equipes envolvidas.

Com isso você poderá explicar aos seus colaboradores quais serão os dados coletados e a importância deles para medir resultados.

Essa prática conseguirá melhorar o desempenho coletivo e individual para fazer das metas a motivação das pessoas durante a rotina.

4- Mantenha o foco

Através da metodologia OKR, a organização mantém o foco dos colaboradores e as metas se tornam ainda mais plausíveis, com o auxílio dos check-ins periódicos.

5- Crie metas desafiadoras

Defina metas claras, objetivas e ambiciosas para que as suas equipes consigam alcançar 100% das mesmas.

Essa é uma das táticas do OKR, já que você irá motivar as pessoas através dos objetivos que foram traçados na empresa.

Como dar nota aos OKRs?

Para que você tenha uma boa organização da metodologia OKR usada na sua empresa, será preciso que você dê notas para cada uma delas durante a avaliação das mesmas.

A forma mais simples de fazer isso é usando a proporção linear de atingimento de cada Resultado-Chave.

Eles serão avaliados de 10% a 100% de acordo com os conceitos aplicados no método.

Confira a grade para mensurar os seus OKRs:

  • 100%: quase impossível de ser alcançado;
  • 60%: o que queremos alcançar (uma meta desafiadora, porém, possível de ser alcançada);
  • 40%: há certo progresso, mas não o suficiente;
  • 10%: não houve nenhum progresso.

Quais os erros mais comuns cometidos por empresas que usam a metodologia OKR?

É muito comum que algumas empresas acabem cometendo erros no momento de implementar a metodologia OKR em seu dia a dia.

No entanto, existem os principais deles que precisam de atenção para que não sejam cometidos.

Criar muitos OKRs

O OKRs não devem ser uma lista de todas as tarefas que precisam ser feitas na companhia, e sim, um inventário de todas as metas prioritárias do negócio.

Falta de alinhamento

É muito importante nunca determinar o OKRs sozinho.

Converse com o seu time e com outras equipes, para que todos estejam sempre alinhados aos métodos que serão abordados na empresa.

Metas fáceis de serem alcançadas

Uma equipe motivada se faz com objetivos desafiadores e ambiciosos. Portanto, sempre pense fora da caixa.

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