O OKR oferece um conceito muito simples: a empresa possui um objetivo e ela precisa entender se está no caminho certo para alcança-lo.
Essa metodologia se popularizou dentre as companhias por ser uma ferramenta muito eficaz para trazer o sucesso que tantos buscam hoje em dia.
Os gestores usam essa ferramenta como um tipo de auxilio para entender quais são os indivíduos do seu time que têm o melhor desempenho e, com base nesta informação, será possível criar uma ação de reconhecimento contínuo para os colaboradores.
Atualmente, um número crescente de companhias que estão começando a contar com o OKR para atrair mais resultados para o seu negócio e o feedback tem sido bastante convidativo.
É de conhecimento de todos que ter objetivos claros e manter todas as atividades funcionando em plena harmonia são essenciais para que a companhia apresente bons resultados.
E, por conta disso, é considerado que os empreendimentos que ainda não a utilizam podem acabar sofrendo as consequências do mercado, pois o seu caminho será ainda mais complicado.
Conheça mais sobre o OKR e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar mais resultados positivos sem grandes segredos.
O que é o OKR?
A sigla OKR vem do inglês Objectives and Key Results, que em tradução significa Objetivos e Resultados-chave.
Sua principal função é estruturar ações de uma forma que os objetivos organizacionais sejam alcançados com mais agilidade e eficiência.
Esse tipo de abordagem envolve todo um processo, desde a maneira como os propósitos e metas são definidos até a forma como tudo é mensurado e acompanhado.
Quais são os benefícios da metodologia OKR?
Assim como qualquer outra funcionalidade, a metodologia OKR possui diversos benefícios quando utilizada da forma correta.
Por exemplo:
Mais agilidade no desenvolvimento
Usando este tipo de ferramenta, será possível criar ciclos mais curtos de metas, dos quais permitem ajustes rápidos e uma melhor adaptação ás mudanças.
Motiva a equipe
Na metodologia OKR existe uma abordagem chamada de “top down” (de baixo para cima), da qual conecta os funcionários com os objetivos principais da empresa, o que aumenta o engajamento.
Reduz o tempo para definir metas
A simplicidade do método faz com que o processo de definição de metas seja muito mais rápido e fácil, o que reduz drasticamente o tempo usado neste desenvolvimento.
Mantém o foco dos colaboradores
Com o número mais reduzido de metas, será possível criar um foco mais centrado de todos os membros da sua equipe.
Mais transparência para o processo
O uso de OKRs compartilhados ajuda a melhorar na colaboração entre diferentes times, unificando iniciativas facilmente.
Oferece mais autonomia e responsabilidade
As equipes poderão receber uma direção mais clara para seguir, além de contarem com a opção de escolher como alcançar as metas, tornando-se mais responsáveis por seus serviços.
Essas vantagens podem ser aproveitadas por empresas de qualquer tipo de segmento e também de todos os tamanhos.
Como a metodologia OKR funciona?
O OKR pode parecer algo difícil de compreender, mas acontece que ele é mais simples do que imaginamos.
Uma vez que a empresa tem como base a definição de objetivos, o seu próximo passo é desdobrar esse propósito em pequenas metas para que o caminho seja traçado tranquilamente.
O que for conquistado a partir deste ponto passa a ser o resultado-chave.
Veja como cada uma das etapas funciona de forma mais detalhada:
Objetivos
Os objetivos são afirmações que descrevem o que se espera como um resultado final.
O ideal é que cada um deles seja uma frase curta e direta que, ao mesmo tempo, consiga trazer mais inspiração para a equipe responsável.
Um ponto muito importante a ser citado é que os prazos desses objetivos determinam o tempo para os resultados esperado.
Portanto, quanto menor for a data limite, melhor será a estratégia a ser seguida no momento.
Resultados-chave
Os resultados-chave são os desdobramentos dos objetivos e metas mensuráveis, porém desafiadoras.
Confira alguns exemplos:
Objetivo: dobrar a quantidade de colaborares na empresa
- Resultado-chave 1: aumentar o faturamento em 30%;
- Resultado-chave 2: oferecer um novo produto ao mercado.
Quais os principais erros cometidos no momento de usar um OKR
O OKR pode ser novidade para muitas empresas e o entusiasmo de trabalhar com uma ferramenta nova pode levar á erros que comprometerão o seu processo de desenvolvimento.
Conheça as principais falhas cometidas e evite que elas venham a acontecer:
Criar muitos OKRs
Os OKRs não devem ser uma lista de todas as tarefas que precisam ser feitas na companhia, e sim, um inventário de todas as metas prioritárias do negócio.
Falta de alinhamento
É muito importante nunca determinar os OKRs sozinho. Além de ser bastante trabalhoso, você acabará perdendo tempo, além de excluir as pessoas que fazer parte da sua equipe.
Converse com o seu time e com outros colaboradores, para que todos estejam sempre alinhados aos métodos que serão abordados na empresa.
Metas muito fáceis de serem alcançadas
As metas realmente precisam ser alcançáveis, mas torna-las fáceis demais pode ser um grande erro.
Uma equipe motivada se faz com objetivos desafiadores e ambiciosos. Portanto, sempre pense fora da caixa.
Conheça a ferramenta de OKR
Se você tem interesse em trazer o OKR para a sua empresa, conte com uma ferramenta que te auxiliará em todos os passos necessários para atingir os seus objetivos. Entre em contato com a Colorkrew e tire todas as suas dúvidas.