Todas as empresas que obtém sucesso na sua trajetória hoje em dia precisam utilizar o marketing digital.
Isso porque ele faz toda a diferença no momento de estabelecer estratégias e metas para alcançar novos clientes virtualmente.
Apesar de parecer um conceito muito claro para a maioria dos empreendedores, muitas pessoas, principalmente as que ainda estão começando na área, ainda possuem dúvidas sobre como ele funciona.
Por conta disso, preparamos um conteúdo completo sobre o que é e como funciona marketing digital.
O que é o marketing digital?
O marketing digital é a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ela é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de uma forma personalizada e direta.
Essa ferramenta é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje.
O termo é utilizado para resumir todos os seus esforços dessa área no ambiente online de uma empresa.
Usando canais digitais, como blogs, motores de busca, mídias sociais e e-mail, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.
O marketing digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, etc.
Dessa forma, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.
Conceitos-chave de marketing digital
Assim como cada especialização tem suas especificidades, o marketing digital é um universo com os seus próprios termos.
Conheça os principais conceitos-chave do marketing digital:
Persona
Ao contrário das estratégias tradicionais, o marketing digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais e que representam o seu comportamento ideal.
Dessa forma, você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca.
São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.
Lead
Os leads são oportunidades de negócio. São os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial.
Além disso, os leads são usados para nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.
Funil de vendas
O funil de vendas, também conhecidos como jornada do consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.
CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes.
Entre as suas inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferencias e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.
Landing Page
Os landings pages são as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão.
A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads.
Vantagens do marketing digital
Existem diferentes tipos de benefícios que as empresas possuem ao optar por utilizar o marketing digital para compor as estratégias do empreendimento, veja alguns deles:
Análise e mensuração
Em 1960, o modelo de negócios das agências de marketing e publicidade estava surgindo e crescendo no mundo. Neste período, poucos eram os métodos de medir a efetividade das campanhas publicitárias e anúncios veiculados.
Podemos dizer que, até a chegada da internet, muito dinheiro foi gasto em ações que não obtiveram tantos resultados.
No mundo do marketing digital, a obtenção e a análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia.
Hoje em dia, absolutamente tudo precisa ter o seu retorno comprovado com a análise em tempo real de métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição (CAC).
Mais oportunidades para a empresa
Nos dias de hoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo.
Com isso, os consumidores também ganham, pois eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam.
O mesmo vale para as companhias que podem criar um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de venda por diferentes canais.
Direcionamento
Muitas pessoas podem pensar que conseguirão falar com o máximo de pessoas possíveis e esse pensamento é muito bom.
Porém, um dos grandes diferenciais do marketing digital é que as empresas conseguem agora fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas para o seu negócio.
Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua companhia.
Isso é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.
Acontece que esse é o segredo por trás do valor real do marketing digital e está revelado para qualquer um colocar em prática.