Quando falamos sobre metodologia ágil é comum fazermos conexão com a área de gestão de projetos de uma empresa, principalmente em áreas relacionadas a tecnologia. Mas esse tipo de metodologia já não é mais exclusivo à gestão de projetos pois está cada vez mais ganhando forças e sendo implementada em diversas áreas.
A área de Recursos Humanos é uma delas.
Baseado em metodologias ágeis, o RH ágil ainda é considerado como uma nova abordagem.
O objetivo é que a área seja menos operacional e mais estratégica, pode-se dizer que é baseado em algumas premissas. Vamos cita-las ao longo do texto.
Como a metodologia ágil pode agregar na vida do profissional de RH
Em 2019 foi criado o Manifesto Ágil de RH, inspirado pelo Manifesto Ágil (2001).
O RH Ágil pode agregar em diversos pontos se utilizado e incorporado de maneira inteligente pelos profissionais da área de recursos humanos. Os principais pontos de melhoria com o uso dessa metodologia para a área de RH, são:
– Auxiliar no desenvolvimento e crescimento profissional dos colaboradores da empresa, com o objetivo de deixar o local de trabalho um lugar agradável;
– Enfrentar mudanças e desafios são necessários para o crescimento pessoal, é importante que o RH incentive os colaboradores a aceitar e acolher essas situações quando necessário;
– Ajudar na criação de um time capacitado e colaborativo;
– Passar confiança no trabalho realizado pelo colaborador irá ajuda-lo a ter mais motivação no desenvolvimento de suas habilidades pessoais e profissionais;
– Deixar claro para o colaborador que seu crescimento é estimulado, destacando os pontos fortes e trabalhando no desenvolvimento dos pontos fracos dos colaboradores.
Dito isso, vamos citar as principais premissas do RH Ágil:
– Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas
– Transparência
– Adaptabilidade
– Inspirar e engajar
– Motivação intrínseca
– Ambição
Principais mudanças necessárias para que o RH Ágil funcione
Algumas transformações precisam ser levadas em consideração para que esses pontos de melhorias possam ser executados.
Onde essas transformações devem acontecer?
– Recrutamento e seleção:
O próprio nome já diz, quando falamos de RH Ágil podemos entender que tempo é precioso.
Dessa forma, não é benéfico para a empresa fazer a contratação de colaboradores que não estejam alinhados a cultura e objetivos da empresa. Para que não haja perda de tempo e um alto índice de turnover, o recrutamento e a seleção de novos colaboradores devem ser feitos de maneira mais assertiva.
– Possíveis mudanças na equipe:
É uma característica da cultura Ágil, possuir equipes em squads. Mas você sabe o que isso significa? Squad é um conceito da metodologia Scrum que tem como significado equipe multidisciplinar. Essa equipe é composta por colaboradores de áreas diferentes que trabalham em prol do mesmo objetivo, tendo prazos bem definidos.
Como temos pessoas de diferentes áreas interagindo de igual pra igual, o foco da hierarquia acaba diminuindo. O time de RH precisa acompanhar de perto esse movimento e o desenvolvimento dos profissionais envolvidos, apoiando e estimulando o engajamento e a comunicação entre as partes.
– Feedbacks:
Receber um feedback da empresa é muito importante para o colaborador, seja ele positivo ou negativo. Porque através dele, é possível observarmos quais pontos podem ser melhorados, quais são as melhores habilidades e como isso pode contribuir para o crescimento profissional tanto do colaborador quanto da empresa. Dessa forma, podemos afirmar que avaliações de desempenho devem ser feitas com certa frequência.
– Treinamento e desenvolvimento:
Uma das maiores queixas dos colaboradores é que ao ser contratado por uma empresa o processo de integração, treinamento e desenvolvimento não são acompanhados e feitos de modo adequado. Não ter um bom treinamento fornecido pela empresa, faz com que o colaborador fique desmotivado
Um dos maiores objetivos do RH Ágil, é investir no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores. Estimular os líderes e colaboradores para que o time seja qualificado e se mantenha em constante aprendizado, é uma das funções do RH nesse novo modelo.
Para colaborar com a implementação das metodologias ágeis, o RH precisa estar em contato direto com todas as áreas da organização se colocando em uma posição pensada de forma estratégica. Dessa maneira, podemos dizer que o RH Ágil ajuda a acelerar a transformação digital em todas as áreas da empresa.