O que os colaboradores ganham?
A metodologia dos OKRs (objetivos e resultados-chave) é sempre associada ao aumento dos resultados, revisões trimestrais, alinhamento entre líderes e colaboradores e transparência do planejamento estratégico e metas que a empresa busca.
Todos esses pontos partem da ótica da organização. As empresas querem ter melhores receitas, reduzir despesas, melhorar a qualidade de atendimento ao cliente ou até mesmo se tornar uma marca sólida. Mas o que os colaboradores ganham com isso? O que um colaborador busca com a adoção da metodologia?
OKRs são um novo modelo de gestão não só de metas, mas também de pessoas.
Primeiro precisamos pensar que OKRs são um novo modelo de gestão não só de metas, mas também de pessoas. Todos passam a trabalhar orientados a resultados e não mais a atividades, logo precisamos pensar que a cultura da empresa também irá mudar.
Outro ponto importante é em relação ao não atingimento das metas. O que acontece quando um colaborador não entrega um OKR? A metodologia não busca punição, mas sim entender quais foram os aprendizados que tivemos com os OKRs do ciclo passado.
Para os OKRs que não tiveram sucesso, ajustar ou mesmo jogar fora.
Mas os colaboradores sabem disso? Sabem que não irão ser punidos ou mesmo demitidos por não terem conquistado o sucesso medido por um OKR?
Protagonismo devido é fundamental
Então, no momento da transição de uma cultura tradicional para uma cultura ágil, deve-se abordar todas as questões acima, para que o colaborador se sinta confortável ao trabalhar com OKRs. Além disso, o check-in ou a ação (atualização do progresso de um OKR) é o momento que o colaborador encontra para mostrar aos colegas e líderes o valor que ele gerou para a empresa. Ter uma ferramenta que entregue essa exposição e dê o protagonismo devido é fundamental.
Alinhe essas questões com o seu time, e a implementação dos OKRs será muito mais simples!
Autor: Daniel Alves – Marketing e Inovação na Colorkrew Brasil